Maura Patruski


DA NATUREZA PARA O PANTEÃO: UM OLHAR SOBRE OS GATOS NO ANTIGO EGITO
Maura Regina Petruski

As representações simbólicas egípcias que vieram à tona a partir das escavações arqueológica desencadeadas desde a antiguidade na extensão do vale do rio Nilo, continuam a mexer com o imaginário de pesquisadores que buscam desvendar e compreender o significado do mundo construído nesse espaço geográfico.
Os sinais dessa cultura anularam o tempo e lugar, na medida em que, até hoje, são objeto de estudo de profissionais de distintas áreas do conhecimento, ocupando pautas de discussões em vários níveis do espaço acadêmico e o resultado que se encaminham para diferentes análises e abordagens reflexivas, evidenciando as múltiplas relações que os indivíduos que viveram nessa sociedade mantiveram com os seus objetos, os quais, muitos deles, estão na atualidade, submetidos aos saberes dos pesquisadores, fazendo com que esses profissionais possam lidar com atos do conhecimento, como, também, com intenções, poderes e crenças. Os objetos são frutos da vida material e do trabalho humano, sendo resultado de decisões que residem em experiências e intenções prévias de um sistema de conhecimento que devem ser lidos dentro de uma estrutura simbólica.
As imagens que são reveladas pelas explorações e que estão materializadas em diversos suportes são passíveis de diferentes leituras pelos seus observadores, contudo, não devem ser vistas unicamente como meras reproduções estabelecidas pelos indivíduos apoiadas por referências do meio que os circundava, mas como algo muito mais abrangente e significativo, posto que estavam segmentadas numa lógica explicativa de sua realidade em que aspectos do coexistir e coabitar era o ponto de partida para a construção e compreensão dessa sociedade.
Em relação a perspectiva apresentada acima, Margarete M. Bakos afirma que os egípcios viam uma verdadeira cumplicidade no ecossistema e, por conta disso, organizavam com perfeição as ações sustentadas no tripé: homens, animais e meio físico. Para eles, como os deuses foram os responsáveis pela criação do cosmos, dos humanos, animais, minerais e vegetais, então cabia a exemplares dessas categorias reproduzirem o gesto do seu Criador, e alguns foram alçados a condição de sagrados (2004, p.45).
Na linha interpretativa em que os animais são utilizados como referência de sacralidade está às espécies selvagens, que eram vistos pelos egípcios como representantes do que havia subsistido do caos primordial. Contudo, somente algumas classes dos reinos que foram contempladas para integrarem o conjunto da representação imagética dos deuses, sendo que os atributos que prevaleceram na seleção estavam pautados na forma de vida e características do animal como, por exemplo, o touro que era visto como símbolo de poder, de força e de virilidade.          
Dessa forma, acordo com Bakos,
“O mundo estava cheio de deuses. Animais que escapavam à normalidade do panorama eram deificados, como o falcão, que se desloca no ar, sem outra força aparente que o sol; o chacal, que ultrapassa o deserto, como um espectro; o crocodilo, que se confunde com uma simples protuberância nos pântanos e o touro que tem as sementes da procriação. Sem dúvida, par eles nada era inanimado, havia uma alma em cada coisa. Tudo no mundo que inspirava admiração ou medo era um deus, alguns considerados maus, a ser respeitado, temido e até bajulado. Assim, viam deidades em árvores e fontes, pedras e montanhas, pássaros e feras, ar e chuva, nuvens e tempestades, trovões e relâmpagos, fertilidade e nascimento, divindades que possuíam estranhos poderes dos quais eles não eram o senhor” (2004, p. 57).
Os dois lados de uma espécie: de animal e deus
O gato africano é oriundo das regiões do sul do continente e chegou ao vale do rio Nilo na pré-história.  Em território egípcio, duas espécies selvagens são encontradas: o da selva (Felis chaus) e o selvagem africano (Felis silvestris lybica). O primeiro é maior, mais pesado em relação ao segundo e prefere habitar as zonas pantanosas com uma densa cobertura de solo.
A espécie selvagem africano se adaptava a vários ambientes e tinha uma constituição mais leve que o da selva, sendo um parente mais próximo do gato moderno, porém com tamanho maior que o dos gatos domésticos da atualidade, entretanto, mais agressivo. Com pelagem amarelo-acizentado e marcas listradas proporcionavam uma camuflagem tanto entre as rochas quanto areias do deserto, na medida em que dissimulava sua presença no meio.
Vestígios dessa variedade foram encontrados na região do Delta do rio Nilo, e os registros arqueológicos evidenciam que eles preferiam viver nas zonas com densos canaviais e bosques de papiros, além das áreas pantanosas e florestas de juncos que se estendiam ao longo dos canais.
Outra linhagem que também habitou o solo egípcio foi o serval (Felis serval), um felino com uma constituição física mais robusta sustentada por patas longas. As orelhas eram largas e pontiagudas e a cauda comprida, cujo tamanho chegava a quase um terço do da cabeça e corpo. A coloração da pelagem podia ser encontrada em dois padrões diferentes, sendo a mais comum o castanho-claro com pintas redondas e negras na lateral do corpo e várias listras paralelas negras no pescoço, na espinha e no dorso. O outro é o castanho-claro com pintas pequenas em tons de marrom e preto, distribuídas em fileiras irregulares separadas por outra negra e larga ao longo do dorso.
“Era um animal solitário que habitava as tocas, fendas de rochas e arbustos em estepes, além de zonas pantanosas ao longo dos rios, vivendo também em altas montanhas. Não era estritamente noturno, sendo ativo nos períodos mais frescos do dia podendo ser visto com mais frequência” (ARAÚJO, 2001, p.19).
Embora seja uma espécie descrita em períodos tardios como gentil e brincalhão,  Araújo destaca que essa situação era oposta no início da formação dessa sociedade em virtude de que “o gato no período pré-histórico, ainda não era dominado, situação que permaneceu até o Império Antigo, sendo que era respeitado e temido pela sua ferocidade, qualidade que partilhava com o leão” (2001, p. 28).
Pelo menos desde a V dinastia (2479-2311 a.C.) é possível encontrar grafado a palavra gato na escrita egípcia, sendo designado mil (ou miut) para o masculino e miit para o feminino, mas até essa fase ainda viviam em estado selvagem, sendo que o processo de domesticação se ampliou a partir de 2.000 a.C., quando a aproximação desses com os humanos se intensificou.
De acordo com Málek, os primeiros registros que encaminham para o contexto doméstico de convivência entre as partes estão no interior de um túmulo que pertence um administrador da província de Órix chamado de Baket III, o qual viveu durante o período do Reino Médio.  A cena que revela a aproximação compõe o cenário retratando uma gata que está se confrontando com um rato e, ao lado esquerdo dessa representação, vê-se um homem segurando um bastão, objeto que na iconografia egípcia está simbolicamente associado a um instrumento que é utilizado por uma pessoa que exerce a função de cuidador de animais de estimação (2006, p. 52).
Outro elemento que ilustra a aproximação mencionada pelo autor é o conjunto de 17 esqueletos de gatos que foram depositados numa sala do complexo funerário no cemitério da cidade de Abidos, o qual foi explorado pelo egiptólogo britânico Flinders Petrie (1853-1942). Esses integravam o espólio mortuário juntamente com recipientes de oferendas datados entre os anos de 1980-1801 a.C., que se acredita foram oferecidos a deusa Bastet, cuja iconografia é representada por essa espécie de felino (MÁLEK, 2001, p. 53).
Contudo, os primeiros desenhos do gato caseiro (neste caso o Felis chaus) remontam ao Segundo Período Intermediário (1800-1550 a.C.), sendo que a partir desse período aparecem com mais frequência nas decorações tumulares, tornando-se uma figura habitual no Império Médio. É também dessa fase a primeira estatueta de gato conhecida, que é um recipiente de travertino para cosméticos com forma do felino.
Nas pinturas internas das paredes dos túmulos da cidade de Tebas produzidas no Novo Império, exibem-se com mais frequência exemplares do bichano posicionados sob a cadeira provavelmente do dono, sendo que nas representações é possível contemplar grandes animais com aspecto de pêlo bem tratado, orelhas longas, por vezes usando brincos, também com bigodes espetados e cauda comprida. Em algumas cenas aparecem sentados na pose felina ou devorando um peixe, já noutras, estão próximos a um ganso, macaco ou a um prato de comida. Diferentemente das atuações descritas acima, também são vistos integrando paisagens de caçadas de aves selvagens e de enfrentamento com outros animais, entre os quais está o porco espinho.
Sob as ostracas e nos papiros eles foram exibidos na linha cômica recriando a velha e conhecida luta entre o gato e o rato, muito embora as prospectivas apresentem o roedor numa situação de ataque ao felino. Demais registros nesses materiais também mostram um exército de ratos em posição de ataque prontos para invadirem uma fortaleza onde em seu interior gatos resistem à investida. Numa terceira linha de retratação tem-se um gato a conduzir um bando de gansos com uma vara e, ainda, servindo a uma rata bem vestida que está sentada à mesa com grande quantidade significativa de alimentos (MÀLEK, 2001, p.63).
De certa maneira, principalmente o homem comum egípcio se identificava com esse felino, devido sua origem campeira, a simplicidade de vivência que se adaptava facilmente ao meio, além de sua utilidade econômica na proteção a produção agrícola e as qualidades apotropaicas, fazendo com que ocupasse lugar de ressalto perante outras espécies que compartilhavam a natureza.
Assim, diante das características que lhe são inerentes que contribuíram para promover sua divinização
“possui o mais alto nível das qualidades de indiferença e independência que sugerem sacralização, além de sua elevada capacidade de ver no escuro que foi interpretada como uma capacidade divina, inclusive com o brilho dos olhos devido à crença de que estes refletiam o sol mesmo durante a noite quando o astro estava oculto à visão humana. Somado a esses elementos esta à sua habilidade em matar serpentes foi outro fator determinante, porque o gato divino era o destruidor do mal simbolizado como uma serpente” (2006, p. 82).
A relação construída entre os indivíduos e animais na sociedade egípcia bem como a forma como eram tratados pelos primeiros, causava estranheza de outros povos da Antiguidade quando se deparavam com o convívio entre as partes na medida em que não entendiam o que levava a tal comportamento por parte dos humanos. Os gregos não cabiam em si de espanto diante do inusitado espetáculo de adoração de animais nas mais distintas cidades egípcias, pois cada uma delas estava assentada no culto e reverência a um animal em específico, por exemplo, em Mênfis cultuava-se o boi Ápis considerando-o como a encarnação de Ptah; em Tebas, era o carneiro de Ámon; em Busíris, o bode de Osíris era o centro; no Fayum o crocodilo de Sebek é que possuia relevância; em Bubástis deusa gata Bastet, e assim por diante. (JORGE, 2018, p. 32).
Não menos que O ‘Pai da História’, Heródoto fez menção em seus escritos se referindo a deusa Bastet, que na iconografia egípcia era representada por uma gata, e assim escrevendo:
“pelo fato de as fêmeas, após darem à luz, não procurarem mais a companhia dos machos, estes tentam obter sua companhia mais uma vez, praticando um artifício curioso. Eles roubavam as crias, levam-nas e matam-nas. Mas não as comem. Depois disto, as fêmeas, privadas das suas ninhadas, e querendo substituí-los, procuram os machos uma vez mais, uma vez que são bastante chegadas à sua prole” (2006, p.66)
Para Luís Manuel de Araújo, observando o conteúdo da narrativa de Heródoto, não foi à toa que os egípcios fizeram a ligação da gata com as mulheres grávidas confirmando as qualidades maternais do animal, pois para Araújo “este testemunho direto da realidade egípcia reveste-se de importância, uma vez que, se foi o que ficou impresso na mente de Heródoto, certamente terá tido um impacto maior para os egípcios que conviviam diária e proximamente com os felinos” (2001, p. 35).
Todavia, a devoção aos animais não podem ser apresentados dentro do contexto de uma zoolatria, embora no antigo Império possa ser identificada uma pequena tendência nessa linha, mas que logo foi dissipida, pois foi durante esse período que se verificou a realização da mumificação de diferentes espécies de animais, bem como a preocupação com a sua preservação quando exemplares eram criados em recintos fechados, dada a sua sacralidade e necessidade de perpetuação. Araújo justifica essa colocação exemplificando a partir da deificação do gato doméstico, que não eram criados para veneração, mas sim para serem sacrificados e entregues como peticionários votivos principalmente durante os festivais religiosos em honra a Bastet (2001, p 37).
Ademais, centenas de múmias desses animais foram encontradas por toda a extensão do território egípcio compondo o espólio mortuário de pessoas de diferentes segmentos sociais, acrescido ao fato de que as escavações arqueológicas revelaram várias necrópoles de gatos, sendo a maior de todas até então conhecida é a da cidade de Bubástis, na região do Delta do Nilo, situada próxima ao templo da deusa Bastet.
Ainda outro elemento que pode ser apresentado como contrário a prática da Zoolatria em solo egípcio é a utilização de partes do corpo dos gatos como componentes das receitas médicas para aliviar os malefícios de doenças, como por exemplo, a gordura do animal era aplicada na pele para aliviar a rigidez dos membros em forma de atadura.  Já do pêlo faziam ungüentos para aliviar as dores das queimaduras, além dos excrementos dos machos e a placenta das fêmeas.
Referências
Maura Regina Petruski. Professora Doutora do Departamento de História da Universidade Estadual de Ponta Grossa.
ARAÚJO, Luís Manuel.  2001. Dicionário do Antigo Egipto. Lisboa: Editorial Caminho. 2001.
BAKOS, Margarete M. Fatos e Mitos do Egito Antigo. Porto Alegre: EDIPUCS, 2004.
JORGE, Arthur Marques. A religião como fator civilizatório no Egito Antigo. Dissertação de Mestrado. Tubarão, 2018.
HERÓDOTO. Histórias. Tradução de Perre Henri Larcher. 2006. Disponível em
MÁLEK, J. Cat in Ancient Egypt. Londres:The British Museum Press, 2006.


42 comentários:

  1. Há evidências de gatos negros Egito Antigo, qual a ligação deles com a Bastet?

    Thatiana Bonifacio Bergerot

    ResponderExcluir
  2. Nicole Loureiro da Silva5 de agosto de 2019 às 13:38

    Em sua opinião, porque o gato não é tão bem recebido como o cachorro na atualidade? Como você destaca no texto, já naquele período não existia esta espécie de zoolatria mas os egípcios dedicavam certo carinho para com o animal. Hoje em dia, na atualidade, o cachorro é visto como amigo do homem e o gato como animal traiçoeiro e que traz azar. Minha dúvida é em sua opinião porque a cultura egípcia em relação aos gatos se perdeu ou nem foi difundida? Há indícios arqueológicos ou históricos/ historiográficos?
    Nicole Loureiro da Silva

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OLá Nicole! Obg por ler meu texto.
      Se perdeu devido a distância temporal que essa sociedade se estruturou, visto que fica difícil preservar uma cultura milenar que foi se mesclando com outras dentro do seu próprio território. Além de que, as que foram chegando normalmente sufocaram referências da que já existia, principalmente quando são elementos que se diferem da sua.
      Abc

      Excluir
  3. Excelente trabalho e abordagem!
    Existem civilizações orientais na atualidade que apresentam uma zoolatria aos gatos como o Egito Antigo?

    José Vando Moreira da Silva

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! Parabéns pelo texto. Interessante notar que em várias culturas a serpente é vista como uma representação do mal.
    Pode-se dizer que os gatos foram então domesticados pelas pessoas para que esses as protegessem? Seriam as partes do animal usadas nas curas também vistas como um amuleto, como se a pessoa debilitada, carregando consigo uma parte dele, estivesse mais protegida?

    Ana Paula Sanvido Lara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Paula, obrigada por ler meu texto!
      Em meu ponto de vista, essa referência depende muito da crença das pessoas que vão incorporando sentidos ao seu existir. Não creio que eles domesticaram o gato para se protegerem, foi um processo inverso, as características passaram a ser mais observadas a partir do momento da convivência. Abc

      Excluir
  5. Excelente trabalho!
    Muito interessante a abordagem do tema, começando pelas duas maneiras em que os gatos estavam presentes no cotidiano do povo egípcio. No inicio do seu texto eles são apresentados como uma especie de deuses, um amuleto de proteção uma ligação entre deuses e homens, porem no final temos uma abordagem bem interessante e em particular curiosa a utilização desses mesmos animais para componentes médicos exigindo que fossem de certa forma sacrificados.
    Existe algum texto ou documento que explique tais praticas medicinais?
    FRANCIELE MARCOS VELHO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Franciele, obrigada por ler meu texto!
      Em alguns papiros que foram encontrados estão registrados tais práticas medicinais.
      Abc

      Excluir
  6. Uma das características mais presentes e chamativas do Antigo Egito é o politeísmo, com deuses antropozoomórficos. A partir disso, percebe-se uma aproximação entre o humano e o animal. Sendo assim, qual seria a explicação para essa aproximação entre a sociedade egípcia e o gato, por exemplo?

    Gustavo da Silva Ramos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gustavo, obrigada por ler o texto!
      A aproximação está relacionado às características do animal, sua forma de atuação no meio natural.
      Abc

      Excluir
  7. MAURA Seu trabalho é relevante com as considerações das divindades Egípcias como exemplo o gato, que é mostra que os animais tinham uma relação cósmica ou divina dentro da religiosidade no antigo Egito. A antropozoomorfia era uma das características dessa religiosidade. Gostaria ate quando se manteve esse adoração ao Deus gato Bastet, Bast, Ubasti, Ba-en-Aset e se essa religiosidade era praticada em todas as classes sociais dentro do Egito neste período?
    AGRADECIDO
    ELOIS ALEXANDRE DE PAULA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Elois, obrigada por ler meu texto!
      Era um deus que transitava em todas as classes sociais, bastante comum entre as mulheres. Não podemos esquecer que a perspectiva devocional é subjetiva entre os indivíduos, principalmente quando o número de deuses é amplo. A duração da devoção a Bastet foi proporcional a permanência da própria sociedade egípcia, que foi sendo sufocada com a chegada de outros povos em solo egípcio.
      Abc.

      Excluir
  8. Essa idolatria com os gatos era exclusividade dos egípcios no oriente? Reforçando uma das perguntas acima, por que a ligação homem e gato não se espalhou pelo ocidente como com o cão?

    ResponderExcluir
  9. Em relação ao gato ter sete vidas, esse termo foi utilizado pelos egípcios também? Hoje existem varias ações que julgam os gatos, 'tipo gato é interesseiro', 'ver gato preto da azar'. O que você acha disso?

    Luciana dos Reis de Santana.

    ResponderExcluir
  10. Olá Luciana, obrigada por ler meu texto!
    Essa é uma interpretação que foi sendo construída socialmente e se espalhando para outras localidades. Na India, por exemplo, a vaca é um animal sagrado, visão não compactuada por outras sociedades.
    Abc

    ResponderExcluir
  11. Olá Maura, parabéns pelo seu trabalho, o mesmo me chamou muita atenção, pois sou uma amante do Egito antigo, rs. Gostaria de saber seu o culto a deusa Bastet(um dos motivos de idolatração dos gatos) estaria interligada com outros povos que estivessem além do Nilo na antiguidade?

    Maria Luísa Soares Marcolino

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maria Luísa, obg por ler o texto!
      Não. Os egípcios que desenvolveram esse culto, não somente desse animal mas de muitos outros. Inclusive, essa prática chamava a atenção de estrangeiros que vieram ao Egito, causava espanto pois não era desenvolvida em seus locais de origem.
      Abc

      Excluir
  12. Olá, parabéns pelo trabalho.
    Em relação a construíção historica entre os indivíduos e os animais na sociedade egípcia, bem como a forma como eram tratados, o porquê dessa adoração e veneração?

    Érica de Araújo Lourenço Morais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Érica, obg por ler o texto!
      Porque os animais compartilhavam com os humanos o habitat. Os egípcios acreditavam que as espécies haviam sido criados para dividir o mundo. Pode-se dizer que foi uma construção dessa sociedade a partir da observação do que estava ao redor dos indivíduos.
      Abc

      Excluir
  13. Boa tarde! Pelo que entendi, não havia um culto aos gatos em si, correto? Mas, em algum momento, algum gato era considerado a encarnação da Deusa Bastet, como ocorria com determinados touros que apresentassem certas características, considerados o próprio Deus Apis?

    Eduardo Sodré Farias

    ResponderExcluir
  14. Boa noite, Maura Regina Petruski, gostaria de parabenizar o texto, a temática é muito interessante, além de ser sobre um animal que eu particularmente adoro. Minha pergunta é a seguinte, os egípcios eles veneravam animais selvagens que estavam além de seu controle, por apresentarem características temerárias; o gato quando passa a ter uma maior convivência com o cidadão egípcio, ele passa a ser menos respeitado ou não ? Ser domesticado diminui a importância dele para as representações metafisicas que faziam sobre os animais e deuses ?

    ResponderExcluir
  15. Olá Eduardo, obrigada por ler o texto!
    A deusa Bastet era representada em sua forma física por uma gata. Foi escolhida pelas suas características e por seus atributos.
    Abc

    ResponderExcluir
  16. Boa noite! Parabéns pelo texto, gostei muito.
    Meu questionamento seria em relação ao por quê outros povos viam estranheza a relação dos egípcios com os animais. Os outros povos não tinham animais de convivência mais próxima?
    Abraços!

    ResponderExcluir
  17. Excelente abordagem! O texto possui uma interessante gama de informações relevantes, caracterizando os diferentes aspectos da convivência entre humano e animal.
    Gostaria de perguntar: existem pesquisas mais aprofundadas sobre a prática da mumificação dos felinos?

    CARINA GRESELLE

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. João Matheus da Silva Cruz8 de agosto de 2019 às 07:18

    Professora Maura, primeiramente obrigado pelo texto e pela participação no simpósio, isso é muito importante para ajudar na quebra de esterótipos vindos do eurocentrismo, por exemplo. E minha questão é exatamente a respeito de esteriótipos. Das espécies de gatos que você cita no artigo, nenhum deles (talvez por questões geograficamente óbvias) se parecem com o gato canadense, que o senso comum também conhece como 'gato egípcio' ou 'gato esfinge'. Você tem alguma opinião ou conhecimento do porque estes termos são usados pra essa espécie de gato ? Novamente obrigado pelo texto e conhecimento compartilhado.

    ResponderExcluir
  20. Olá Maura!
    Interessantíssimo seu texto, principalmente por colocar a figura dos felinos como personagens históricos dentro do Egito Antigo; a presença dos animais ao longo da história sempre me chamou a atenção.
    Preciso registrar meu agradecimento a você, antes de realizar minha pergunta, pois tive o privilégio de tê-la como professora na minha primeira graduação: o meu muito obrigada!
    Quando se trata dos egípcios, além dos mistérios que permeiam essa sociedade, sabe-se que eles possuíam até certa obsessão por limpeza, em especial nas classes mais ricas, a questão dos banhos diários, a barba e cabelo raspados, as unhas que deveriam estar limpas, que também pode ter sido influenciada até devido às altas temperaturas do local em que viviam. Nesse sentido, ainda que o panteão egípcio seja composto por inúmeros animais, será que é possível o gato ter sido um dos escolhidos para compô-lo devido entre outros motivos aos seus hábitos de ficar se limpando, às vezes, até metade do tempo em que estão acordados? Será que por ser um animal asseado que busca sua limpeza individual até de modo narcísico (aos nossos olhos), isso possa ter contribuído de alguma forma?
    Talita Seniuk

    ResponderExcluir
  21. Bruno Ian Lupi Jorge8 de agosto de 2019 às 17:59

    Boa tarde, Maura!
    Primeiramente, queria parabenizá-la pela abordagem inusual, simplesmente fascinante. Um dos colegas acima se referiu a um certo desdém das pessoas com relação aos gatos como animal doméstico. Fatalmente me ocorreu a grande obra do historiador Robert Darnton, "O Grande Massacre dos Gatos", em que ele perscruta, pelo prisma cultural, o que justificaria um trato tão cruel com os pobres animais. A partir disso, vemos que o imaginário europeu também projetava nos gatos caracteres místicos, mas, diferentemente dos egípcios, a energia supra humana contida neles era genuinamente ruim. Enfim, minha pergunta é a seguinte: há alguma relação histórico/cultural entre as visões dos gatos dos europeus e dos egípcios? A mitologia do Egito Antigo, neste caso, não teria influenciado em alguma medida, o imaginário popular europeu?
    Obrigado desde já.

    Bruno Ian Lupi Jorge

    ResponderExcluir
  22. Olá! Gostaria de saber se há alguma herança desses hábitos em nosso país

    Gabriel Vinicius Moraes Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel, obg por ler o texto!
      O que temos não somente no Brasil mas em vários outros países é o que ficou conhecido como egiptomania, ou seja, uma reutilização da cultura egípcia na contemporaneidade. Esse movimento se intensificou no século XX, e muitas pessoas incorporaram a simbologia egípcia em outros contextos, por exemplo, no interior de casas que foram decoradas com referências dessa cultura, brinquedos e no espaço dos cemitérios.
      Abc

      Excluir
  23. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  24. Fiquei muito contente com o texto, po8s sempre tive muita curiosidade acerca dessa temática. Bom, eu gostaria de saber se a origem da deusa Bastet, que é representada por um felino, tem a ver com Basket III e se essa cultura ainda permeia no Egito atual

    Gabriel Vinicius Moraes Rodrigues

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Olá Maura, parabéns pelo texto. A visão Ocidental acaba tapando nossos olhos quanto as práticas e culturas no resto do mundo. Se possível gostaria de saber um pouco mais sobre como essa relação com o gato era lida pelas sociedades não egipicias do contexto.

    Keren Amorim

    ResponderExcluir
  27. Parabéns, que trabalho interessante sobre essa relação entre os felinos e os egípcios. Saber que essa ligação perpassava desde a divinização até a utilização de seus corpos para sacrifícios é bastante relevante para entender a ligação egípcias com os animais. O intrigante é saber que vários deuses em determinado momento foram representados em formatos felinos, essa interpretação dessas representações estão vinculadas as trocas culturais entre outros povos, ou estavam conectadas a cerimonias e/ou padrões estéticos de determinadas épocas?

    Luanna klíscia de Amorim Mendes

    ResponderExcluir
  28. Olá Maura,
    Belo trabalho
    Lendo o seguinte trecho, fiquei com uma dúvida "Na linha interpretativa em que os animais são utilizados como referência de sacralidade está às espécies selvagens, que eram vistos pelos egípcios como representantes do que havia subsistido do caos primordial."
    Que concepção seria essa de Caos Primordial?
    Abc

    Marcos de Araújo Oliveira-UPE

    ResponderExcluir
  29. obrigada pelo texto informativo, ate hoje eu desconhecia o uso medicinal de partes de gatos no egito, e desconhecia o uso sacro em sacrificios, acreditava ser apenas uma relação entre o homem é um animal de estimação carregado de muita simbologia e mito.

    ResponderExcluir
  30. Olá, amei seu texto até porque sou suspeita pra falar já que amo gatos. Quando li o título do seu texto, imaginei que você falaria sobre como os egípcios tinham os gastos como uma espécie de "portal" para a além vida e que por isso os gastos eram mumificação juntos com seus donos quando os segundos vinham a óbito, você já leu algo sobre isso?
    Sofia Adelaine Gonçalves da Rocha

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.